Grã-Bretanha terá sua primeira companhia de seguros islâmica

Salaam Halal, a primeira companhia de seguros conforme os princípios da sharia, a lei islâmica, abre suas portas nesta segunda-feira na Grã-Bretanha oferecendo, a princípio, seguros de automóveis a seus clientes.

AFP |

A companhia vai respeitar rigidamente os princípios do seguro islâmico ("takaful"), que se baseia na divisão de riscos entre todos os clientes, num sistema de recebimento de cotas que serão investidas em empresas que não estejam envolvidas no comércio de álcool ou sejam praticantes da usura.

Se no fim do ano os cotistas dispuserem de um excedente do dinheiro investido, a quantia será distribuída entre os clientes sob a forma de um desconto sobre a renovação de seu seguro.

A companhia espera lançar ao longo do ano seus seguros de residência.

Esse sistema de seguro deve atender 1,6 milhão de muçulmanos que vivem na Grã-Bretanha e que representam 2,7% da população total, segundo um censo realizado em 2001.

Em 2004, a Grã-Bretanha autorizou a criação de um banco cem por cento islâmico, o Banco Islâmico da Grã-Bretanha, e, em 2007, o banco Lloyds TSB lançou produtos financeiros conformes à sharia.

rjm/cn

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG