Grã-Bretanha: maioria da população é contra a adoção do euro

A grande maioria da população britânica permanece contra a substituição da libra esterlina pelo euro, uma década depois da introdução da moeda única na União Européia, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

AFP |

Ao todo, 71% dos entrevistados responderam ser contra a adesão do país à zona do euro, enquanto apenas 23% se declararam a favor, segundo a sondagem do ICM para a Rádio BBC.

As pessoas, contudo, se mostraram assustadas com a recente queda da libra, cujo valor atingiu níveis praticamente iguais aos do euro depois que o Banco da Inglaterra reduziu suas taxas de juros como medida de combate à crise financeira.

No entanto, a pesquisa aponta que 69% dos britânicos afirmam que essas flutuações de câmbio não influenciam sua postura em relação à adoção do euro pelo país, enquanto 14% indicaram que a desvalorização da moeda fez com que começassem a reavaliar suas posições em relação à moeda única.

Apenas 15% admitiram que a queda da libra em relação ao euro fez com que passassem a defender a adoção da moeda única européia.

A divulgação da sondagem coincide com declarações de lideranças do Partido Conservador (que atualmente lidera as pesquisas eleitorais sobre os Trabalhistas) de que jamais introduziriam o euro se estivessem no governo.

gj/ap

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG