GPS europeu estará totalmente operacional em 2013

Moscou, 7 abr (EFE) - O sistema europeu de navegação por satélite Galileo estará totalmente operacional em 2013, informou hoje em Moscou um representante da Agência Espacial Européia (ESA).

EFE |

"Planejamos começar a colocar o sistema em exploração em 2012, para que em 2013 funcione com total rendimento", disse a fonte, citada pela agência "Interfax".

O representante da ESA lembrou que o sistema Galileo funcionará com 30 satélites, dos quais por enquanto foi colocado em órbita só um, enquanto o segundo, chamado Giove-B, será lançado no final deste mês, e outros quatro até 2010.

A fonte explicou que a licitação para fabricar os futuros satélites será convocada em maio e os contratos serão assinados até o fim do ano, para que a fabricação dos aparelhos comece em 2009.

O responsável da ESA informou que a União Européia (UE) destinará 350 milhões de euros para sete anos de trabalhos de pesquisa sobre navegação por satélite, o que incluirá o planejamento dos equipamentos de navegação para os usuários.

Segundo o funcionário, a decisão da UE em dezembro de relançar o projeto Galileo, chamado para ser a alternativa européia ao GPS americano, se deve em particular a que o mercado de serviços de navegação por satélite crescerá 45% até 2011, segundo cálculos da ESA.

Para esse ano, a maior parte dos telefones celulares estará dotada da função de localização e navegação por satélite, afirmou, que acrescentou que para o projeto Galileo a ESA já criou centros de serviço em China, Egito e Brasil.EFE si/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG