Governo venezuelano tira do ar pela segunda vez canal RCTV

O canal de televisão RCTV teve seu sinal suspenso na madrugada deste domingo por determinação do governo venezuelano.

BBC Brasil |

O Executivo argumenta que o canal desrespeitou as novas regras para transmissão por cabo, que prevê entre outras coisas a transmissão de cadeias nacionais e mudanças no conteúdo de publicidade.

A RCTV deixou de operar como TV aberta em 2007, quando o governo venezuelano decidiu não renovar sua licença. Desde então, o canal passou a operar como TV a cabo. A empresa é acusada pelo governo de ter participado da conspiração que levou ao frustrado golpe de Estado de abril de 2002.

À meia-noite, no lugar da programação habitual da RCTV, uma das operadoras de TV por assinatura mostrava um cartaz negro na tela explicando que quatro canais, incluindo a RCTV, "devem ser suspensos temporariamente da grade de programação até cumprirem a normativa legal vigente".

Panelaços

Logo depois da suspensão do sinal da RCTV, moradores da zona leste de Caracas, redutos antichavistas, protestaram contra a medida batendo panelas das janelas de seus edifícios.

Horas antes, Diosdado Cabello, diretor da Conatel (Comissão Nacional de Telecomunicações), já havia advertido sobre a iminente saída do ar de alguns canais, ao afirmar que solicitou às operadoras de televisão por assinatura a suspensão do sinal das emissoras que desrespeitassem a legislação.

"Não estamos fechando ninguém. Se cumprem as leis, podem ir (ao ar) sem problema (...) o que estamos dizendo é que, na Venezuela, para estar na grade de programação dos operadores de (TV a) cabo, devem cumprir com esta lei", afirmou Cabello em entrevista coletiva em Caracas.

Uma nova norma recém-aprovada prevê que canais de televisão cuja produção seja majoritariamente de conteúdo nacional, como é considerada pelo governo a RCTV, deve responder à Lei de Responsabilidade Social em Rádio e TV, que regulamenta as atividades do setor no país. A RCTV, por sua vez, argumenta que é um canal internacional, razão pela qual não estaria cumprindo com a norma.

Em um comunicado divulgado nesta semana, a emissora afirma que a medida do Executivo "busca calar a voz de protesto do povo venezuelano diante do fracasso da gestão governamental".

Além da RCTV Internacional, enquadram-se na nova norma os canais Sport Plus, Momentum, Ritmo Son, America TV, TV Chile e American Network.

O fim da concessão da RCTV para operar no sinal aberto foi o pivô de uma dura crise entre governo e oposição em 2007, gerando violentos protestos.

Leia mais sobre: Venezuela

    Leia tudo sobre: televisãotelevisão a cabovenezuela

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG