Governo se reúne com líder de oposição na Bolívia

Representantes do governo boliviano reúnem-se nesta sexta-feira com um dos principais líderes da oposição, o prefeito (governador) do Departamento (Estado) de Tarija, Mario Cossío. É de Tarija que parte a maior parte do gás enviado ao Brasil e à Argentina - fornecimento que foi afetado nesta semana por violentos protestos.

BBC Brasil |

O convite do governo de Evo Morales a Cossío ocorre um dia depois que oito pessoas morreram nos enfrentamentos em El Porvenir, no Departamento de Pando, na fronteira com o Peru.

Na entrevista à imprensa, em La Paz, o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana, disse que o objetivo é tentar chegar a um "entendimento" e "evitar novas mortes".

Cossío, por sua vez, disse que só lamenta "que o governo tenha mudado de opinião e decidido a dialogar depois das mortes em Pando".

As disputas entre o governo e a oposição tornaram-se mais intensas após o resultado do referendo realizado em agosto passado, quando Morales e seus opositores foram ratificados. Morales recebeu mais de 67% de aprovação - 10% a mais do que tinha recebido nas urnas em dezembro de 2005.

Fronteiras
Nesta sexta-feira, manifestantes voltaram a interromper o trânsito na fronteira entre o Departamento de Santa Cruz e Corumbá, no Mato Grosso do Sul. Eles repetiram a tática de colocar montes de areia na estrada. E só se passa de um lado para o outro a pé.

Ao mesmo tempo, as aulas continuam suspensas - pelo menos até segunda-feira - em Santa Cruz de la Sierra, capital de Santa Cruz. A medida foi tomada porque teme-se a ocupação das escolas.

Nesta cidade, diferentes prédios públicos do governo central - como o de arrecadação de impostos - estão sendo controlados pela administração local.

Na quinta-feira, o vice-presidente, Álvaro García Linera, decretou 24 horas de luto pelas mortes em Pando.

Nesta sexta-feira, segundo rádios locais, ainda eram registrados confrontos - isolados - em Cobija, capital de Pando, entre opositores e seguidores de Morales.

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG