Governo russo confirma que Putin e Timoshenko se reunirão no sábado

Moscou, 15 jan (EFE).- O Governo da Rússia confirmou hoje que o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, e a chefe de Governo ucraniana, Yulia Timoshenko, se reunirão no próximo sábado, em Moscou, para falar sobre a crise relacionada ao gás russo.

EFE |

"Os primeiros-ministros decidiram realizar uma reunião de trabalho em 17 de janeiro, em Moscou", disse o porta-voz do Governo russo, Dmitri Peskov, citado pela agência "Interfax".

Segundo o porta-voz, o acordo foi alcançado em uma conversa por telefone entre Putin e Timoshenko, realizada por iniciativa da parte ucraniana.

"Vladimir Putin chamou a atenção da primeira-ministra da Ucrânia sobre o fato de que, da parte russa, está aberto o fluxo do gás e expressou sua esperança de que a parte ucraniana abra seu sistema de gasodutos em regime de passagem para que o combustível chegue aos consumidores europeus", disse Peskov.

Acrescentou que o chefe do Governo russo manifestou a Timoshenko que "não vê nenhum fundamento para que não se dê passagem ao gás russo pelo território da Ucrânia".

O porta-voz russo disse que Timoshenko manifestou a Putin sua visão das condições que permitiriam à Ucrânia restabelecer o trânsito do gás russo por território ucraniano. EFE bsi/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG