Governo recomenda adiar viagens para Argentina e Chile

São Paulo, 23 jun (EFE).- O Ministério da Saúde recomendou hoje o adiamento de viagens ao Chile e à Argentina como forma de prevenção contra a gripe suína, numa medida especialmente direcionada a idosos, crianças com até dois anos de idade e pessoas com baixa imunidade.

EFE |

Segundo um comunicado oficial, a recomendação foi emitida com base em "critérios epidemiológicos, uma vez que há um grande número de casos da gripe no Brasil" de pessoas que viajaram para esses dois países.

A medida pode ser estendida a outros países "com quadros semelhantes" aos de Chile e Argentina, acrescentou a nota.

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ressaltou que as viagens não estão proibidas, mas que deve haver "prudência e bom senso".

"As autoridades de saúde recomendam que crianças, idosos e os que passam por tratamento de quimioterapia ou de aids, imunodeprimidas, evitem viajar para onde o vírus circula. Os dois países que mais têm casos na América do Sul são Chile e Argentina", relatou o ministro a jornalistas em São Paulo.

Além do Ministério da Saúde, o Governo de São Paulo também recomendou hoje que os habitantes do estado evitem viajar para os países onde há transmissão da gripe, especialmente Argentina e Chile.

"A recomendação também é válida para os demais países da América do Sul que registraram transmissão da doença", diz um comunicado oficial.

A assessoria de imprensa da Secretaria explicou à Agência Efe que a ênfase nos dois países como destinos de alto risco se deve ao fato de que muitos brasileiros aproveitam as férias de meio de ano para visitar estações de esqui como Bariloche, na Argentina, e Valle Nevado, no Chile.

A Secretaria informou que 40% dos 116 casos confirmados da gripe no estado de São Paulo correspondem a pessoas que viajaram para a Argentina, país que contabiliza dez mortes decorrentes da doença e 1.213 ocorrências confirmadas.

O Chile, por sua vez, registra sete vítimas fatais e 4.315 casos da gripe.

Nas últimas semanas, com a chegada do inverno, os casos da gripe no Brasil chegaram a 240 pessoas, segundo o boletim divulgado na segunda-feira pelo Ministério da Saúde. EFE wgm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG