Governo Morales reafirma que García obedece às ordens de Obama

La Paz, 3 jan (EFE).- O Governo de Evo Morales denunciou hoje que o presidente peruano, Alan García, recebe instruções de seu colega dos Estados Unidos, Barack Obama na repressão aos setores indígenas de seu país e no leilão dos recursos naturais.

EFE |

Em um boletim de imprensa divulgado hoje, o porta-voz do Governo boliviano, Ivan Canelas, reafirmou assim a opinião de García que Morales ataca constantemente ao Peru, seguindo as ordens do governante venezuelano, Hugo Chávez.

"É ele (García) quem recebe as instruções de Obama, presenteando os recursos naturais de seu país a empresas multinacionais e assumindo ações de extrema repressão que poderiam ser classificadas de lesa-humanidade contra os setores indígenas que lutam por suas reivindicações", afirmou Canelas.

O porta-voz governamental voltou a atribuir o que considerou uma tentativa do presidente peruano de gerar polêmica entre os dois países "como uma estratégia para distrair a atenção dos problemas internos que tem o Peru e que não sabe como resolvê-los".

Para Canelas, García "é o fiel representante de políticas neoliberais que ainda, em menor escala, praticam alguns países da América Latina, contra os próprios interesses de povoações que continuam imersos na pobreza e a fome", indica o comunicado.

O porta-voz governamental recomendou ao líder peruano "ocupar-se dos graves problemas sociais que enfrenta seu país e não distrair os cidadãos tentando gerar polêmica com reiteradas declarações contra os outros líderes latino-americanos".

As relações entre Bolívia e Peru tiveram vários momentos de tensão nos últimos meses pelas inúmeras divergências que têm os presidentes Evo Morales e Alan García em questões políticas e econômicas.

Os Governos de ambos os países mantiveram polêmicas em assuntos que vão desde a integração regional na Comunidade Andina (CAN) até a defesa de seus patrimônios culturais. EFE lav/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG