Governo macedônio comemora absolvição de ex-ministro no TPII

Skopje, 10 jul (EFE) - O Governo da Macedônia festejou hoje a decisão do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII) de absolver o ex-ministro do Interior macedônio Ljube Boskoski de acusações de crimes de guerra.

EFE |

Ao mesmo tempo, lamentou a sentença de 12 anos de prisão contra o ex-inspetor de Polícia Johan Tarculovski pelo assassinato e maus-tratos de civis albaneses durante o conflito armado de 2001 no país entre as forças de segurança e uma guerrilha albano-macedônia.

"Esperamos que, no processo de apelação, Tarculovski possa apresentar seu caso e todos os fatos", indicou um comunicado do Governo, no qual reitera o apoio ao ex-inspetor até o final do julgamento.

Esta é a primeira vez que o TPII emite uma sentença em casos contra cidadãos macedônios.

Os juízes do TPII estimaram que não ficou provada a "responsabilidade de comando" de Boskoski.

No caso de Tarculovski, o Tribunal afirmou que ele teve "um papel direto" nos delitos e, por isso, o consideraram "culpado de ordenar, instigar e planejar os crimes cometidos na cidade macedônia de Ljuboten", e consideraram que atuava "sob ordens de superiores", cuja identificação ainda não pôde ser estabelecida.

O TPII enviou nos anos passados outros quatro casos de crimes de guerra no conflito na Macedônia à Justiça do país balcânico. EFE ib/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG