Governo libera R$35 mi para ajudar Haiti

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal anunciou nesta segunda-feira a liberação de 35 milhões de reais para projetos humanitários no Haiti, devastado por um forte terremoto na semana passada, informou o Ministério do Planejamento. O montante inclui os 15 milhões de dólares prometidos pelo governo na semana passada para as vítimas do tremor. A quantia deverá ser utilizada em trabalhos humanitários contra o agravamento da situação de fome e das condições sanitárias no país caribenho, informou a pasta em nota.

Reuters |

O crédito extraordinário, que será concedido em favor do Ministério das Relações Exteriores, já foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a medida provisória deverá ser publicada na terça-feira no Diário Oficial.

Na semana passada, um forte terremoto de magnitude 7 devastou o Haiti e pode ter deixado até 200 mil mortos, segundo autoridades haitianas.

Entre as vítimas confirmadas, estão 18 brasileiros, sendo 16 militares da força de paz da Organização das Nações Unidas no país, liderada pelo Brasil.

Além do valor anunciado, o país já enviou dezenas de toneladas de mantimentos e medicamentos, além de cães farejadores, equipes médicas e um hospital de campanha para auxiliar o resgate das vítimas.

(Por Hugo Bachega)

    Leia tudo sobre: haiti

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG