em horas , diz líder da maioria parlamentar - Mundo - iG" /

Governo libanês será anunciado em horas , diz líder da maioria parlamentar

Beirute, 11 jul (EFE) - O líder da maioria parlamentar libanesa, Saad Hariri, afirmou hoje que foram resolvidas todas as divergências entre a maioria e a oposição sobre a formação de um novo Governo e que se espera o anúncio do Executivo em algumas horas.

EFE |

Hariri, dirigente da anti-síria Corrente Futuro, fez a declarações em entrevista coletiva divulgada pelos canais de televisão libaneses.

No sábado passado, a imprensa libanesa já havia anunciado a formação "iminente" do novo Executivo e, poucas horas depois, o primeiro-ministro, Fouad Siniora, teve que sair a público para desmentir a notícia e esclarecer que ainda eram necessárias mais conversas.

Agora, Hariri disse que "foram eliminados todos os obstáculos" para a criação de um Governo de união nacional -que é esperado há mais de um mês-, e acrescentou que o partido fez "sacrifícios", sem dar mais explicações.

As divergências entre a maioria e a oposição libanesas giravam em torno da repartição dos ministérios no novo Gabinete e das pessoas que ocuparão as respectivas pastas.

Os grupos opositores xiitas Amal e Hisbolá ainda não anunciaram os nomes das pessoas que representarão as legendas no novo Governo, nem outros partidos da maioria parlamentar.

O novo Executivo será de curta duração, já que terá que renunciar assim que forem realizadas eleições legislativas, previstas para 2009. EFE ks/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG