Governo iraquiano realizará censo nacional em 2009

Bagdá, 10 jun (EFE).- O porta-voz oficial do Governo do Iraque, Ali al-Dabbagh, anunciou hoje a realização de um censo nacional de população para outubro do próximo ano.

EFE |

"O Conselho de Ministros aprovou em sua sessão de hoje a realização de um censo de população em outubro de 2009", ressaltou o responsável iraquiano, citado pelo site do Executivo da região autônoma do Curdistão iraquiano.

Dabbagh disse ainda que a autorização do recenseamento geral foi feita com base em um estudo apresentado ao Governo pelo Instituto Central de Estatísticas (ICE).

O porta-voz disse ainda que pediu aos diferentes ministérios e instituições estatais que colaborem com o ICE para que o censo tenha êxito.

No mês passado, o organismo afirmou em comunicado que empreenderá "as atividades administrativas preliminares para a realização deste importante recenseamento".

O Governo ressaltou em abril passado a necessidade do cumprimento do censo em um prazo não superior a setembro do próximo ano, "já que seus resultados determinarão o desenho dos próximos planos de desenvolvimento e reconstrução".

Segundo estatísticas publicadas pelo Ministério de Planejamento no ano passado, o número de habitantes do Iraque aumentou para cerca de 27 milhões de pessoas.

O último registro geral de população, que foi feito em 1997 durante o regime do então presidente iraquiano Saddam Hussein, estimou a população do país em cerca de 25 milhões de pessoas. EFE am/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG