positivo e profissional relatório americano - Mundo - iG" /

Governo iraquiano qualifica de positivo e profissional relatório americano

BAGDÁ- O porta-voz do Governo iraquiano, Ali Dabbagh, qualificou hoje de positivo e profissional o relatório apresentado na quarta-feira pelo embaixador dos Estados Unidos no Iraque, Ryan Crocker, e o chefe militar americano, David Petraeus, perante o Senado de seu país.

EFE |

Em declarações à agência de notícias independente iraquiana "Asuat al Iraque" (Vozes do Iraque), Dabbagh disse que o relatório "do ponto de vista iraquiano é positivo e profissional", já que foi elaborado por "um responsável militar (Petraeus) que conhece a situação de segurança no país".

Durante a apresentação do documento, Petraeus recomendou que, depois de julho, seja feita uma pausa de 45 dias na redução do contingente militar no Iraque onde, segundo ele, os progressos são "frágeis e reversíveis".

Dabbagh explicou que "o Executivo iraquiano disse ontem à Administração americana que não é necessário mudar o programa de retirada das tropas (dos EUA no Iraque) pela melhora das capacidades das Forças de Segurança iraquianas".

"Pedimos que a retirada das tropas dos EUA se efetue de acordo com o calendário estabelecido", declarou o porta-voz iraquiano, acrescentando que uma melhora na situação política contribuiria para o restabelecimento da segurança.

Dabbagh também apontou que embora se tenha registrado progressos na segurança, grupos armados perigosos como a Al Qaeda e outras organizações terroristas ainda operam na região.

Tanto assim, que em relação ao apoio do Irã à insurgência iraquiana, Dabbagh disse que apesar da vontade de seu Governo de manter boas relações com o regime de Teerã, o Irã deve abster-se primeiro de interferir nos assuntos internos do Iraque.

"O Governo iraquiano é legítimo e foi eleito pelo povo iraquiano, e o Irã e o resto dos países devem atuar sobre esta base", afirmou.

    Leia tudo sobre: iraque

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG