Governo iraquiano anuncia substituição de chefes do Exército e da Polícia

Bagdá, 16 abr (EFE).- O Governo iraquiano anunciou hoje a substituição dos dois máximos responsáveis do Exército e da Polícia na província de Basra, cenário há duas semanas de violentos combates entre as forças de segurança e milicianos xiitas.

EFE |

O porta-voz do plano de segurança Aplicamos a Lei, Qasem Ata, disse em entrevista coletiva na capital que o responsável de operações do Exército iraquiano em Basra, Mohan al-Furaiji, e o comandante-em-chefe da Polícia, Abdul-Jalil Khalaf, serão substituídos por Jawan Huweidi e Adil Daham, respectivamente.

Ao explicar os motivos da substituição, Ata disse que o período de serviço de Furaiji e Khalaf expirou.

Há duas semanas, as forças iraquianas enfrentaram em Basra, 550 quilômetros ao sul de Bagdá, membros da milícia Exército Mehdi, leal ao clérigo xiita Muqtada al-Sadr, em combates que se saldaram com a morte de 400 insurgentes e quinze efetivos das forças de segurança.

No domingo passado, o Executivo iraquiano anunciou a expulsão de quase 1.300 policiais e militares, devido a suas atitudes sectárias no desempenho de seus deveres nas províncias do sul do país, de maioria xiita. EFE ah/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG