desmantelado a rede Al-Qaeda em Mossul - Mundo - iG" /

Governo iraquiano afirma ter desmantelado a rede Al-Qaeda em Mossul

O governo iraquiano afirmou neste sábado ter alcançado seus objetivos e desmantelado a rede Al-Qaeda na região de Mossul (norte), onde comanda desde o dia 14 de maio uma grande operação contra a organização radical islâmica.

AFP |

"A operação 'Mãe das duas primaveras' permitiu desmantelar e enfraquecer a rede Al-Qaeda na província de Ninive", declarou à AFP o porta-voz do ministério do Interior, Abdel Karim Khalaf.

A operação permitiu a detenção de 1.480 pessoas, entre as quais 300 suspeitos procurados pela polícia, destacou Khalaf.

"Líderes importantes da Al-Qaeda, entre os quais responsáveis militares e de inteligência, e membros dos grupos rebeldes sunitas Ansar al-Sunna, Jaich al-Mujaheddin (Exército dos Mujaheddin) e da Brigada da Revolução 1920 estão entre os detidos", acrescentou.

Apoiados pelo Exército americano, os soldados iraquianos dirigem desde o dia 14 de maio em Mossul, 370 km ao norte de Bagdá, uma grande ofensiva contra o braço iraquiano da Al-Qaeda, muito ativo nesta região.

Segundo o governo iraaquiano, um dos objetivos da operação é prender e perseguir todos os membros da Al-Qaeda que fogem de Mossul para impedir que eles voltem a atuar nas regiões vizinhas de Tikrit, Kirkuk e Diyala.

Outro objetivo é garantir a segurança de uma vasta região desértica na fronteira com a Síria, principal via de infiltração dos combatentes estrangeiros.

ak/yw

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG