Agência Brasil - Mundo - iG" /

Governo espera visita de Obama ainda neste ano, diz Agência Brasil

Brasília, 2 fev (EFE).- O Governo federal trabalha com a hipótese de que o presidente americano, Barack Obama, fará uma visita oficial ao país até meados do segundo semestre deste ano, afirmou hoje a Agência Brasil.

EFE |

Segundo a fonte, "a ideia é ampliar as relações dos Estados Unidos com a América Latina, a partir do contato com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva".

A informação não foi confirmada nem negada por outras fontes oficiais, que chegaram a anunciar há oito meses que Obama visitaria o Brasil ainda em 2009, o que não aconteceu.

Segundo a "Agência Brasil", deve ser assinado durante a visita de Obama um acordo de cooperação comercial entre Brasil e EUA que "deve incluir temas controvertidos" como o comércio de etanol e de suco de laranja.

A visita de Obama será precedida pela vinda de sua secretária de Estado, Hillary Clinton, que deve vir a Brasília ainda no primeiro semestre, de acordo com a fonte.

Em sua visita, Hillary terá como objetivo "definir os termos do acordo de cooperação que deve se basear na consolidação de um mecanismo de consulta para promover o comércio e investimentos", diz a agência.

Segundo a "Agência Brasil", para definir a viagem de Obama, a Casa Branca aguardava a confirmação de Thomas Shannon como novo embaixador dos EUA no Brasil.

O nome de Shannon para o cargo havia sido vetado inicialmente no Congresso americano por um senador da oposição ao Governo de Obama.

O veto foi retirado ainda no ano passado. Com isso, Shannon, que chegou a Brasília no começo de janeiro, apresentará suas credenciais ao presidente Lula na próxima quinta-feira. EFE ed/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG