Governo espanhol tenta retirar Prefeituras de partidos ilegais

Madri, 4 dez (EFE).- O Governo espanhol promoverá as reformas legais necessárias para impedir que membros de partidos políticos ilegalizados possam governar Prefeituras, como ocorre atualmente em 42 cidades do País Basco, anunciou hoje a vice-presidente María Teresa Fernández de la Veja, em entrevista coletiva após a reunião semanal do Conselho de Ministros.

EFE |

De la Vega anunciou a medida após o último atentado da organização terrorista ETA, que assassinou na quarta-feira o empresário Ignacio Uria na cidade basca de Azpeitia.

A Prefeitura deste município, na província de Guipúzcoa, é governada pelo partido Ação Nacionalista Basca (ANV), formação ilegalizada em setembro por vinculação à ETA.

Após o assassinato de Uria, ação da ETA que não foi condenada pelos membros de ANV na Prefeitura de Azpeitia, o Partido Popular (PP), principal da oposição espanhola, reivindica ao Governo que atue para evitar a presença de membros dessa formação nas prefeituras bascas.

De la Vega disse que o Executivo tentará fazer essa reforma com o máximo consenso das forças políticas presentes no Parlamento.

A porta-voz parlamentar do PP, Soraya Sáenz de Santamaría, se disse convencida de que a modificação da Lei de Bases do Regime Local de 2003 permitiria dissolver as Prefeituras governadas pela ANV.

Os seis vereadores de Ação Nacionalista Basca na câmara de Azpeitia negaram-se a condenar o último atentado terrorista, atitude que fez com que as duas formações com as quais formavam coalizão, Aralar e Eusko Alkartasuna, abandonassem o Governo municipal.

O assassinato de Ignacio Uria Mendizabal, de 70 anos, é o quarto da ETA neste ano.

O grupo terrorista ETA surgiu há 40 anos no País Basco, uma das 17 comunidades autônomas que formam a Espanha, e procura pelas armas a independência dessa região.

Em suas quatro décadas de atividade, assassinou mais de 850 pessoas. EFE mlg/jp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG