claramente insuficientes - Mundo - iG" /

Governo espanhol diz que progressos em Cuba são claramente insuficientes

Madri, 14 out (EFE).- O secretário de Estado espanhol para a União Européia (UE), Diego López Garrido, disse hoje que os progressos registrados em Cuba com a transferência de poder para Raúl Castro são claramente insuficientes do ponto de vista político, econômico e de proteção dos direitos humanos.

EFE |

Em relação ao diálogo que é preparado com a UE, Garrido também afirmou que o regime castrista "tem de se movimentar" e "dar passos" em favor da liberalização caso queira que ela dê resultados.

A primeira reunião entre Cuba e UE após o levantamento das sanções diplomáticas impostas em 2003 acontecerá nesta quinta, em Paris.

O chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, que hoje visita a Espanha, irá à capital francesa para participar desta primeira reunião com a Presidência da UE - atualmente exercida pela França.

Roque se reúne hoje em Madri com a vice-presidente do Governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, e com o ministro de Assuntos Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, para preparar a reunião e avaliar a colaboração bilateral.

Já Garrido incentivou às autoridades da ilha a aproveitarem a "mensagem de encorajamento" dada pela UE no último mês de junho com a eliminação das sanções e a avançarem em suas reformas no prazo de um ano fixado pelos 27 países-membros.

Garrido reconheceu que aconteceram algumas mudanças em matéria econômica e agrícola e uma "flexibilização" na situação de alguns dissidentes na ilha, mas "claramente insuficientes".

"Cuba tem de se movimentar e dar passos quanto à liberalização econômica e política", ressaltou o secretário de Estado.

Ao mesmo tempo, considerou que o caminho adequado para o progresso de Cuba é o diálogo, e não "o embargo e as sanções".

Também expressou a disposição de UE e Espanha de continuarem cooperando com Havana na reparação dos danos causados pelos furacões "Gustav" e "Ike". EFE cpg/fh/fal

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG