Governo entrega texto de acordo de defesa com EUA a Unasul

Quito, 20 abr (EFE).- O Governo brasileiro entregou à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) o texto de um acordo de cooperação de defesa que assinou com os Estados Unidos no último dia 12, dentro do pacto de transparência e confiança entre os países da região.

EFE |

A informação é do chanceler do Equador, país que ostenta a Presidência temporária do órgão regional, Ricardo Patiño, que colocou como uma "notícia muito boa" que o Governo já tenha enviado ontem o texto do convênio.

"Alegra-nos muito que o Governo brasileiro tenha tido a amabilidade de enviar o texto do acordo", disse o ministro, que apontou que o acordo "possivelmente" será um tema discutido pelos presidentes dos países da Unasul na reunião que será realizada no próximo dia 4, na Argentina.

O pacto entre Brasil e EUA cria um marco de cooperação para organizar visitas mútuas de delegações militares, colaborar em assuntos técnicos e realizar encontros entre instituições de defesa, e intercâmbios de estudantes e instrutores para treinamentos militares conjuntos.

Também facilita a compra de armamento e a colaboração em projetos de tecnologia militar e contém uma cláusula que assegura o respeito aos princípios de integridade, inviolabilidade territorial e não-intervenção nos assuntos internos, como combinaram os países da Unasul. EFE ic/dr/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG