Governo e oposição querem pacificar a Bolívia e abrir diálogo

O governo boliviano e o prefeito do departamento de Tarija, Mario Cossío, representando cinco regiões rebeldes, concordaram na madrugada deste sábado em criar condições para abrir o diálogo e acabar com a violência política que já provocou oito mortes e deixou mais de 100 feridos.

AFP |

"Concordamos na necessidade de pacificação do país e em acabar com a violência", declarou Cossío à imprensa depois de quase sete horas de reunião com o Executivo na sede do governo de La Paz.

A reunião entrou em recesso até domingo para uma consulta com as regiões sobre as bases de um eventual diálogo que inclua ainda os prefeitos de Santa Cruz, Beni, Pando e Chuquisaca.

"Cumprimos o primeiro objetivo que era instalar a abertura do que oxalá se transforme em um processo sustentado de diálogo, em pacto nacional que nos permita solucionar os problemas em um cenário de reconciliação nacional", disse Cossío aos jornalistas.

O vice-ministro da Descentralização, Fabián Yacsik, confirmou que a reunião "encontrou coincidências".

"Se conversou sobre critérios do que é o financiamento da renda Dignidade, o IDH (imposto sobre combustíveis), (..), assim como a nova Constituição, o tema das autonomias e estatutos autonômicos", acrescentou.

As autoridades regionais e líderes civis dos cinco distritos promovem protestos - como bloqueios de estradas, tomadas e saques de prédios públicos e aeroportos, o que também provocou choques com trabalhadores rurais - para exigir a restituição às regiões dos fundos do IDH.

Também querem a aplicação de autonomias e não aceitam uma nova Carta Magna de cunho estatal, que o governo deseja aprovar em referendo.

A reunião aconteceu com um estado de sítio na região de Pando como pano de fundo, onde, segundo o governo, grupos de direita, apoiados por criminosos brasileiros, iniciaram a violência, que resultou na morte de oito trabalhadores rurais a tiros.

rb/fp

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG