Governo e oposição da Bolívia esperam assinar acordo amanhã

La Paz, 24 set (EFE).- O Governo e a oposição autonomista da Bolívia esperam assinar amanhã, em Cochabamba, seu primeiro acordo no marco do processo de diálogo que busca a paz no país, disseram hoje fontes de ambas as partes.

EFE |

Em entrevista à televisão estatal, o vice-ministro de Descentralização, Fabián Yaksic, se mostrou esperançoso de que na reunião de amanhã "se alcance finalmente a assinatura de um primeiro acordo que marcará a rota crítica" do resto das negociações.

No mesmo sentido, o governador do departamento (estado) de Santa Cruz, Rubén Costas, disse que os opositores estão "fazendo um esforço de responsabilidade para que se alcance de uma vez por todas a pacificação no país".

Para Costas, os governadores opositores querem "um primeiro acordo com tudo o que já foi conversado".

Tanto Yaksic quanto Costas, além dos governadores regionais, se encontrarão amanhã com o presidente boliviano, Evo Morales.

O vice-ministro Yaksic comentou que espera que as duas comissões técnicas que continuam trabalhando terminem hoje o relatório a ser apresentado na reunião da de amanhã, prevista para começar às 10h (11h, Brasília).

Para Yaksic, o objetivo das negociações é que antes de 15 de outubro estejam dadas "as melhores condições possíveis para que finalmente o Congresso aprove a lei de convocação" dos referendos para validar o projeto de Constituição proposto pelo Governo.

O Executivo e os opositores, com o acompanhamento da comunidade internacional, negociam a repartição das receitas por hidrocarbonetos entre o Estado e os departamentos, a articulação de um modelo de descentralização autônoma e o projeto de nova Constituição impulsionado por Morales.

O diálogo começou na última quinta-feira para pacificar o país depois dos violentos confrontos entre opositores e governistas em quatro das cinco regiões governadas por opositores a Morales e que deixaram ao menos 17 mortos no departamento de Pando. EFE az/rb/rr

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG