Governo do Nepal elogia compromisso de líderes com eleições pacíficas

Katmandu, 9 abr (EFE).- O Governo do Nepal elogiou hoje o compromisso, assumido pelos principais dirigentes políticos do país, de manter atitudes pacíficos nas eleições de amanhã, apesar da morte de oito pessoas nas últimas 24 horas por causa de conflitos pré-eleitorais.

EFE |

"A moderação demonstrada pelos partidos políticos é elogiável, levando em conta os atos de violência ocorridos nas últimas 24 horas", disse em entrevista coletiva o ministro do Interior Krishna Prasad Sitaula.

Pelo menos oito pessoas morreram vítimas da violência nas últimas horas, incluindo um candidato do Partido Comunista do Nepal Unificado Marxista-Leninista (CPN-UML).

"Os preparativos de segurança para as eleições foram completados, e peço a todos que votem sem medo", disse Sitaula.

O ministro anunciou que havia se reunido esta manhã com o líder maoísta Prachanda, e com o secretário-geral do CPN-UML, Madhav Kumar Nepal, e informou que ambos confirmaram seu compromisso com as eleições.

Prachanda pediu calma a seus seguidores, e exigiu punição para os responsáveis pelas mortes de seis militantes maoístas, que faleceram por disparos da Polícia ao tentar agredir um candidato do Partido do Congresso nepalês.

Pelo menos 20 pessoas morreram no período prévio às eleições por causa da violência, dentre as quais dois candidatos.

Amanhã, 17,6 milhões de nepaleses serão convocados às urnas para escolher seus representantes em uma Assembléia Constituinte que deverá abolir a Monarquia e preparar uma nova Constituição como parte do processo de paz.

"As forças de segurança estão com moral em alta", acrescentou Sitaula, que se disse "surpreendido" com o comunicado emitido hoje pelo rei Gyanendra, no qual o monarca se mostrou disposto a atuar em consonância com o "veredicto do povo soberano", e pediu aos cidadãos que participem das eleições de amanhã em um marco "livre e justo".

EFE ms/gs

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG