Governo do Iraque ratifica protocolo adicional assinado com AIEA

Bagdá, 30 ago (EFE).- O Conselho de Ministros iraquiano aprovou hoje a promulgação do protocolo adicional assinado com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que ajudará para que o Conselho de Segurança levante as outras resoluções impostas ao Iraque.

EFE |

O porta-voz oficial do Governo, Ali al-Dabbagh, informou hoje também que Bagdá poderá se beneficiar do uso pacífico da energia nuclear e do respaldo técnico oferecido pela AIEA, destaca a nota.

De acordo com este protocolo, a AIEA tem a possibilidade de verificar se há material ou atividades nucleares secretas no país árabe.

Além disso, com a aprovação deste protocolo, o Iraque cumprirá de maneira total o acordo de garantias e se beneficiará dos programas nucleares com fins pacíficos.

Dabbagh afirmou também que o Iraque tem o objetivo de não-proliferação nuclear e garante o desenvolvimento econômico e tecnológico.

O embaixador do Iraque perante a AIEA lembrou que, em outubro de 2008, já assinou esse documento com o diretor do organismo, Mohammed ElBaradei.

ElBaradei manifestou sua satisfação com este passo dado pelo Iraque e disse que isso ajudará o Conselho de Segurança a levantar as restrições ao uso pacífico da energia nuclear.

Também disse que o Iraque busca diante do Conselho de Segurança recuperar todos seus direitos e não estar submetido a pressão para que renuncie a seus direitos garantidos pelo Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP). EFE am/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG