BBC - Mundo - iG" /

Governo do Irã interfere em transmissões em persa da BBC

LONDRES - O Governo iraniano está interferindo nas transmissões em persa da BBC no Irã, onde um jornalista e um câmera da rede britânica foram presos brevemente, disse neste domingo o diretor do Serviço Mundial da emissora, Peter Horrocks.

EFE |

Em declarações à agência britânica "Press Association", Horrocks disse que a transmissão de sua emissora para espectadores do Irã, Oriente Médio e Europa tem sido afetada por uma interferência eletrônica dos satélites utilizados para emitir o sinal do canal em persa.

Horrocks disse que "isto parece ser parte do comportamento das autoridades iranianas para limitar a informação após as disputadas eleições" presidenciais da sexta-feira passada, nas quais o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, se reelegeu com cerca de 64% dos votos, em meio a denúncias de fraude feitas pela oposição.

O diretor disse ainda que o jornalista da "BBC" John Simpson e seu câmera foram detidos brevemente depois que fizeram filmagens, apesar de não ter especificado quando isso ocorreu.

"Pelo menos uma agência de notícias em Teerã foi pressionada para que não distribuísse, em nível internacional, nenhuma fotografia sobre as manifestações nas ruas do Irã", completou.

Em 2008, o deputado iraniano Mohammad Karim Abedi acusou a "BBC" de querer utilizar o canal para recrutar espiões. Um porta-voz da emissora afirmou que seu objetivo é informar sobre acontecimentos mundiais de maneira imparcial e independente.

O canal Persa da "BBC" foi lançado em janeiro e é o segundo canal em língua estrangeira da cadeia, depois do lançamento do canal em árabe, em 2008.

Milhares de partidários do reformista Mir Hussein Moussavi se manifestaram nas ruas de Teerã para pedir a anulação das eleições, cujo resultado, no entanto, recebeu o respaldo do líder supremo da República Islâmica, o aiatolá Ali Khamenei.



Leia também:

Leia mais sobre: Irã

    Leia tudo sobre: iraira!irã

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG