Governo desmente gestão para conseguir reunião de Cristina com Shannon

Buenos Aires, 13 set (EFE) - O Governo argentino negou hoje que tente obter uma reunião entre a presidente Cristina Fernández de Kirchner e o subsecretário de Estado para a América Latina dos Estados Unidos, Thomas Shannon, para reduzir a tensão pelo caso da mala.

EFE |

A Chancelaria respondia a uma informação publicada hoje pelo jornal "Clarín", segundo a qual o Executivo procura que, durante sua próxima visita aos EUA, Cristina se encontre com Shannon para diminuir a tensão bilateral que gerou o escândalo da mala.

Esta semana, um tribunal de Miami iniciou o julgamento relacionado aos US$ 800 mil não declarados que foram apreendidos com o empresário venezuelano-americano Guido Antonini Wilson ao chegar a Buenos Aires em agosto de 2007.

Segundo gravações feitas pelo FBI (Polícia federal americana) dos processados, o dinheiro procedente da Venezuela que foi confiscado com o empresário estava destinado supostamente a financiar a campanha eleitoral de Cristina.

Citando fontes oficiais argentinas, o "Clarín" afirmou hoje que o Executivo procura conseguir uma reunião da presidente com Shannon em Nova York "com o objetivo de restaurar a normalidade" no vínculo entre ambas as nações.

Shannon esteve de visita na Argentina em agosto e, segundo o jornal, encontrará a governante sul-americana em uma recepção que será realizada em 25 de setembro pelo Conselho das Américas.

Em comunicado, a Chancelaria indicou hoje que a viagem de Cristina aos EUA "inclui reuniões com chefes de Estado, participação no debate geral e em atividades das Nações Unidas, e dissertações em instituições dos Estados Unidos".

No entanto, "não está previsto nenhum encontro com Shannon nem se faz qualquer gestão nesse sentido", acrescenta a nota.

Apesar de não especificar sobre a agenda da presidente, o texto detalha que Cristina "iniciará suas atividades em Nova York a partir da segunda-feira, 22 de setembro". EFE hd/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG