Governo de Lugo só assume em agosto, mas já enfrenta crise

Assunção, 10 jul (EFE) - A nomeação do liberal Carlos Mateo Balmelli como diretor da Usina Hidrelétrica de Itaipu causou a primeira crise no Governo que presidirá o ex-bispo Fernando Lugo, admitiu hoje o vice-presidente eleito, Federico Franco.

EFE |

A direção paraguaia da hidroelétrica compartilhada com o Brasil no Rio Paraná era cobiçada por diversos grupos da Aliança Patriótica para a Mudança (APC), que levou Lugo ao poder e liderada pelo Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA).

Como reação inicial à designação de Mateo, a futura chanceler, Milda Rivarola, apresentou a renúncia após a longa reunião que Lugo manteve na quarta-feira com seu futuro gabinete, mas foi convencida a desistir da decisão pelo presidente eleito, segundo destaca hoje a imprensa local.

Rivarola, do Partido País Solidário (PPS, socialista), tem "diferenças pessoais" com Mateo e preferia, como diretor de Itaipu, Ricardo Canese, do Movimento Popular Tekojojá e especialista em temas energéticos, segundo as mesmas fontes.

Já Franco, que tinha outro candidato para a direção da hidroelétrica devido ao conflito que mantém com Mateo desde que o derrotou no ano passado nas primárias do PLRA, insistiu hoje em que "o partido não está sendo correspondido" com cargo pelo que fez para levar Lugo à Presidência.

No entanto, o ex-bispo indicou liberais para quatro ministérios, embora nenhum deles do grupo liderado por Franco dentro do PLRA.

"Não tenho problemas em admitir que estou sendo marginalizado", afirmou Franco, ao insistir em que a legenda que dirige "tem 121 anos, quatro ministros, 29 deputados, 14 senadores, 7 governadores (de 17), várias centenas de vereadores e intendentes".

A crise ocorre em um momento em que o PLRA, segunda legenda minoritária no Congresso, atrás do derrotado Partido Colorado, realiza hoje sua convenção ordinária para definir, entre outros assuntos, a relação com o futuro Governo. EFE lb/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG