Governo de Illinois rejeita pagar defesa a Blagojevich

CHICAGO - O Departamento de Justiça de Illinois informou nesta quinta-feira ao governador Rod Blagojevich que o Estado não pagará pela defesa dele contra acusações de tráfico de influência.

Reuters |

Mesmo antes de ser acusado formalmente, na semana passada, o governador democrata já acumulava contas jurídicas significativas por causa da investigação federal iniciada há cinco anos. Entre outras irregularidades, ele é acusado de ter tentado vender a vaga deixada no Senado pelo presidente eleito Barack Obama - pela lei, cabe ao governador indicar um substituto quando o titular renuncia.

Edward Genson, advogado de Blagojevich, disse que procuradores federais podem também tentar congelar uma verba de campanha do governador, no total de 3 milhões de dólares, para que ele não use esse dinheiro na defesa.

O escândalo tem provocado constrangimentos e distrações para Obama, num momento em que o presidente eleito, a pouco mais de um mês da posse, conclui a montagem do seu gabinete.

Por meio de seus advogados, o governador em segundo mandato, de 52 anos, nega irregularidades e demonstra intenção de não ceder aos apelos, inclusive do Partido Democrata, para que renuncie.

Leia mais sobre Blagojevich

    Leia tudo sobre: blagojevich

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG