grande vitória por decisão da OEA - Mundo - iG" /

Governo de Cuba proclama grande vitória por decisão da OEA

HAVANA - O governo cubano proclamou nesta quinta-feira uma grande vitória após a decisão da Organização dos Estados Americanos (OEA) de retirar a exclusão que manteve contra a ilha por 47 anos.

Redação com AFP |


É "uma grande vitória para a América Latina, para o Caribe e também para o povo de Cuba", declarou Ricardo Alarcón, presidente do Parlamento cubano, na primeira reação oficial de Havana.

A imprensa da ilha, sob controle estatal, já havia destacado nesta quinta-feira como uma "vitória histórica" a decisão da OEA de pôr fim à exclusão de Cuba, mas lembrou a rejeição do governo de retornar a essa instituição.

"Fidel e o povo cubano foram absolvidos pela história", foi a manchete do jornal oficial "Granma", ao citar o presidente hondurenho, Manuel Zelaya.

O "Juventud Rebelde", outro periódico de circulação nacional, destacou: "revogada por consenso a exclusão de Cuba". O jornal citou representantes venezuelanos na Assembleia, para quem a decisão foi "um ato de dignidade e de justiça histórica que simboliza um triunfo da América Latina e do Caribe e um reconhecimento da resistência do povo cubano".

Na quarta-feira, em sua Assembleia Geral em Honduras, a OEA anulou por consenso a resolução que em 1962 excluiu Cuba da organização por seu regime marxista-leninista, e, com isso, abriu caminho para seu reingresso.

Porém, tanto o presidente cubano Raúl Castro como seu irmão, Fidel, descartaram em diversas ocasiões um retorno à OEA por considerar a organização um "instrumento" de Washington.

Fidel, distanciado do poder há três anos devido a problemas de saúde, dedicou várias de suas colunas na imprensa ao tema da OEA, a última delas publicada na quarta-feira, na qual chamou a organização de "cavalo de Tróia" e cúmplice dos Estados Unidos.

OEA revoga suspensão à Cuba; assista ao vídeo:


Leia também:


Leia mais sobre Cuba

    Leia tudo sobre: cuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG