Governo da Venezuela convoca eleições parlamentares para setembro

Caracas, 14 abr (EFE).- O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela convocou eleições para o dia 26 de setembro para renovar a Assembleia Nacional (AN), processo considerado que o governante Hugo Chávez considera crucial para a revolução.

EFE |

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, anunciou nesta quarta-feira que a campanha para o pleito legislativo começará no dia 25 de agosto e terminará no dia 23 de setembro perto da meia-noite, informou a "Agência Bolivariana de Notícias" (ABN).

Lucena disse que o censo eleitoral "estará pronto no dia 1 de julho" e precisou que até o dia 31 de março "17.495.353 eleitores" tinha se registrado.

Atualmente a AN, com 167 membros, é dominada pelo Governo já que nas eleições parlamentares de 2005 a oposição decidiu se retirar da disputa na última hora.

Ontem Chávez voltou a insistir com seus correligionários que o governista Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) deve obter "pelo menos dois terços" do plenário legislativo, e que disso depende a sobrevivência da "revolução" que lidera há 11 anos.

Por sua vez, a fragmentada oposição venezuelana procura caminhos para consolidar a unidade frente ao pleito parlamentares para, segundo seus porta-vozes, capitalizar com votos e postos na Assembleia o suposto descontente do eleitorado perante a ineficácia da gestão "chavista". EFE gf/pb

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG