La Paz, 18 out (EFE).- O Governo da Bolívia e a oposição estão perto de alcançar um grande acordo para aprovar a convocação do referendo sobre a nova Constituição, disse hoje o vice-presidente e titular do Congresso, Álvaro García Linera.

O Congresso iniciará hoje uma sessão para debater a proposta de lei de convocação da consulta popular que o projeto de Constituição governista necessita para sua ratificação definitiva.

Depois de se reunir com a comissão parlamentar que estuda possíveis mudanças ao texto constitucional, o vice-presidente afirmou que existem "grandes avanços" e algumas divergências que, na sua opinião, estariam "a milímetros de serem solucionadas".

Linera destacou a "necessidade do Congresso" de iniciar "seus debates" que se estenderão até domingo, quando prevê que se possa concretizar um acordo.

Em 10 de outubro, Governo e oposição começaram um processo de diálogo no Parlamento para tratar de chegar a acordos sobre a nova Carta Magna.

As principais divergências entre as duas partes têm a ver com a reeleição presidencial por um mandato, o modelo de descentralização autônoma e a reforma agrária, entre outros. EFE lav/ab/fal

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.