Philip Goldberg, saiu neste domingo do país após ser declarado persona non grata pelo presidente Evo Morales, que o acusou de conspirar contra ele." / Philip Goldberg, saiu neste domingo do país após ser declarado persona non grata pelo presidente Evo Morales, que o acusou de conspirar contra ele." /

Governo da Bolívia confirma que embaixador dos EUA já saiu do país

LA PAZ - O Governo da Bolívia confirmou hoje que o embaixador dos Estados Unidos em La Paz, http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/09/14/embaixador_americano_deixa_a_bolivia_em_momento_critico_das_relacoes_bilaterais_1823914.html target=_topPhilip Goldberg, saiu neste domingo do país após ser declarado persona non grata pelo presidente Evo Morales, que o acusou de conspirar contra ele.

EFE |

Em declarações à imprensa, o ministro do Governo boliviano, Alfredo Rada, disse que Goldberg saiu do país após às 17h (horário local) deste domingo, aparentemente com uma escala no Peru antes de voltar aos EUA.

O ministro também pediu aos líderes sociais e sindicais que desconvoquem a manifestação que, segundo ele, estes movimentos, afins ao Governo, planejavam realizar desde a cidade de El Alto até a Embaixada dos EUA.

"Esta passeata não tem mais sentido, pois Goldberg já saiu do país", declarou Rada. Antes de partir, Goldberg advertiu que sua expulsão pode ter "efeitos sérios" nas relações entre os dois países .

O diplomata também qualificou de "infâmias" e de "infundadas" as acusações feitas por Morales, que denunciou que Goldberg apoiou e financiou seus opositores.

As relações entre EUA e Bolívia chegaram a uma fase crítica após Morales declarar Goldberg persona non grata, atitude a que Washington respondeu fazendo o mesmo com o embaixador boliviano Gustavo Guzmán.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, expulsou o embaixador americano em Caracas, Patrick Duddy, em apoio à decisão de Morales, que recebeu respaldo dos presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, e de Honduras, Manuel Zelaya.

Leia mais sobre Bolívia

    Leia tudo sobre: bolívia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG