Governo cria gabinete de emergência para prevenir foco de gripe suína

Rio de Janeiro, 25 abr (EFE).- O Governo federal anunciou hoje a criação de um gabinete de emergência para avaliar, em reuniões diárias, a evolução do foco de gripe suína que surgiu no México e indicar as medidas preventivas necessárias para evitar que o vírus chegue ao Brasil.

EFE |

O Gabinete Permanente de Emergência será integrado por representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura, segundo um comunicado divulgado hoje pelo primeiro órgão.

A nota esclarece que, por enquanto, não existem evidências de que o vírus que provoca a gripe suína em humanos esteja circulando no Brasil e que também não "há suspeitas ou registro de gripe suína em animais causados pelo mesmo agente identificado no México ou nos Estados Unidos".

Até agora, este vírus da gripe suína provocou 20 mortes confirmadas no México.

O Ministério da Saúde relembrou em seu comunicado todas as medidas anunciadas ontem para intensificar os controles de passageiros e bagagens nos aeroportos.

De acordo com a nota, as tripulações das aeronaves procedentes do México e dos EUA serão orientadas para que relatem aos passageiros durante o voo sobre os sintomas que caracterizam a gripe suína.

Os viajantes procedentes desses países que manifestarem os sintomas terão que se apresentar nos postos da Anvisa nos aeroportos e, caso necessário, serão conduzidos a hospitais.

O Ministério também determinou a distribuição entre os passageiros desses voos de material educativo com informações sobre os sintomas da doença e orientações sobre a necessidade de buscar assistência médica no caso de alguma suspeita de contágio.

A nota acrescenta que as coordenações regionais de Vigilância em Saúde de todo o país já foram orientadas para que informem diretamente e o mais rápido possível ao Ministério da Saúde sobre os casos de suspeita de gripe suína.

Segundo o Ministério, os passageiros brasileiros que estiveram a caminho do México ou dos EUA também receberão informações preventivas.

Os sintomas da gripe suína são febre superior a 39°C e de maneira repentina, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e coriza. EFE cm/bba

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG