Governo confirma epidemia de dengue em 5 estados brasileiros

Rio de Janeiro, 18 fev (EFE).- Autoridades de sanitárias do Brasil confirmaram hoje a existência de uma epidemia de dengue em municípios de cinco estados, quatro deles em regiões de fronteira, o que atribuíram ao grande movimento pessoas em função das festas do Carnaval.

EFE |

Segundo o Ministério da Saúde, a situação é registrada em Mato Grosso, na fronteira com a Bolívia; em Mato Grosso do Sul, limítrofe com a Bolívia e o Paraguai; no Acre, vizinho do Peru e da Bolívia; em Roraima, que faz fronteira com a Venezuela e a Guiana, e em Goiás, no centro do país.

"O risco que o carnaval mude o comportamento da epidemia sempre existe", afirmou o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Evelim Coelho.

Transmitida pelo mosquito aedes aegypti, a dengue adquire o status de epidemia quando o número de pessoas infectadas atinge 300 em cada 100 mil habitantes. Atualmente, está doença é uma das mais estendidas do mundo.

No início de fevereiro, o Governo brasileiro tinha alertado sobre o risco de epidemia devido à reaparição do subtipo DEN-1, que há 10 anos não tinha casos no Brasil.

Desde janeiro, 12.666 casos já foram confirmados em todo o país, sendo cinco mortes.

A dengue pode provocar febre e dores na cabeça e musculares, embora a variedade mais grave, a hemorrágica, gere transtornos de coagulação e pode ser fatal se não tratado a tempo.

Embora os casos de dengue tenham caído 34,2% no ano passado, 298 pessoas morreram afetadas pelas variedades mais graves da doença, por isso que o Governo brasileiro mantém uma campanha informativa para prevenir a proliferação do mosquito. EFE af/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG