primeiros passos para contato direto com Farc - Mundo - iG" /

Governo colombiano anuncia primeiros passos para contato direto com Farc

Bogotá, 13 jul (EFE).- O Governo colombiano afirmou hoje que deu os primeiros passos voltados para um diálogo direto com a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

EFE |

"Evidentemente, já começamos a dar os primeiros passos e temos cronogramas estabelecidos dentro do Governo. Essa é uma decisão tomada", disse hoje o alto comissário para a Paz, Luis Carlos Restrepo, à "Caracol Rádio".

O funcionário reiterou hoje que esses passos ocorrem sem a intervenção de outros Governos.

"O importante é que muito rapidamente possamos constatar que realmente existe uma vontade de diálogo direto e, se existir, imediatamente iniciaremos o plano que, em conjunto com o presidente Álvaro Uribe, delineamos", disse Restrepo.

Na segunda-feira passada, o Governo colombiano, também segundo Restrepo, irritado devido a algumas atuações do facilitador suíço Jean-Pierre Gontard, disse na época que este havia "minado" a credibilidade para continuar nesse papel de mediação diante das Farc.

Os facilitadores buscavam um acordo humanitário para a libertação de um grupo de 40 reféns, dos quais foram resgatados 15 em uma ação de inteligência do Exército em 2 de julho, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt e três americanos. EFE rrm/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG