suicídio coletivo em Chaitén - Mundo - iG" /

Governo chileno está decidido a impedir suicídio coletivo em Chaitén

SANTIAGO DO CHILE - O governo chileno se mostrou nesta sexta-feira decidido a impedir um suicídio coletivo de cerca de 50 pessoas, 17 delas crianças, que não querem abandonar um povoado situado na base do vulcão Chaitén, que voltou a entrar em atividade na quinta-feira com explosões, tremores e cinzas.

Redação com agências internacionais |

AP

Vulcão começou a soltar fumaça e cinzas iniciando a erupção nesta quinta-feira


As autoridades avaliam medidas para convencê-las a deixarem o local, que já foi esvaziado no ano passado, quando a erupção começou. O governo qualificou a região de "alto perigo" devido à nova atividade vulcânica desta semana e ao risco de transbordamento de um rio próximo por causa das chuvas intensas.

"Não vamos permitir que haja gente que queira se imolar ou suicidar-se coletivamente", disse a jornalistas o porta-voz do governo, Francisco Vidal.

"Uma coisa é a liberdade de movimento, a liberdade de deslocamento, mas frente a um fato tão evidente como este, que além do mais demonstrou que tínhamos razão, o governo não pode deixar que nenhum chileno, por sua própria vontade, se coloque em uma situação de risco que possa terminar com sua vida", acrescentou.

Para tentar resguardar a vida e a segurança de crianças e adolescentes que permanecem na zona de risco, o Serviço Nacional de Menores recorreu à Justiça nesta sexta-feira.

O vulcão registrou duas explosões, acompanhadas de tremores, intenso barulho subterrâneo e uma coluna de fumaça e cinzas, o que forçou as autoridades a evacuarem cerca de 250 habitantes que tinham retornado ao povoado, dos 4 mil que foram obrigados a deixar suas casas em maio de 2008.

No entanto, mais de 40 pessoas resistem a abandonar o local, situado a cerca de dez quilômetros do vulcão e 1.200 quilômetros ao sul da capital Santiago.

Leia mais sobre vulcões

    Leia tudo sobre: vulcões

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG