723 pessoas morreram." / 723 pessoas morreram." /

Governo chileno confirma 100 feridos em estado grave após terremoto

O ministro da Saúde chileno, Alvaro Erazu, afirmou nesta terça-feira que ao menos 100 pessoas ficaram feridas em estado grave pelo devastador terremoto e os tsunamis que assolaram o Chile no fim de semana. O último balanço do governo confirma ainda que http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/03/01/sobe+para+723+o+numero+de+mortos+no+terremoto+do+chile+9412895.html target=_top723 pessoas morreram.

iG São Paulo |

Erazu explicou que, no total, cerca de 500 pessoas estão em hospitais com ferimentos. Essa é a primeira vez que o numero de feridos pelo tremor é informado oficialmente.

O terremoto de sábado, seguido por tsunamis, foi um dos mais poderosos dos últimos 100 anos.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol) informou que a maior parte das mortes aconteceu na região de Maule, onde 544 pessoas morreram e quatro estão desaparecidas. Na região de Bío-Bío, o número de mortos é de 64.

As equipes de socorro tentam resgatar as pessoas presas entre os escombros em cidades como Concepción, Talcauano, Curicó, San Javier, Linares e Talca.

No domingo, a presidente do Chile, Michelle Bachelet, anunciou medidas de emergência para ajudar as vítimas, entre elas a declaração de "zona de catástrofe" para as regiões de Maule e Bío Bío, onde está Concepción, segunda maior cidade do país e uma das mais atingidas pelo tremor.

AP
Destruição é vista na cidade chilena de Pelluhue

Destruição é vista na cidade chilena de Pelluhue

A Força Aérea do Chile vai levar suprimentos para as duas áreas e os militares vão assumir a liderança da distribuição. Produtos básicos serão entregues de graça, mas os pontos de entrega ainda terão de ser decididos.

Um toque de recolher também foi determinado para as duas regiões. Em Concepción, violações do toque de recolher causaram uma morte e mais de 160 detenções.


*Com EFE, Reuters e BBC

Leia também:

Leia mais sobre terremoto

    Leia tudo sobre: terremoto no chile

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG