Londres, 23 mar (EFE).- O Reino Unido está exposto à crescente possibilidade de ser atacado com material radioativo por terroristas da Al Qaeda que teriam construído uma bomba suja, segundo um relatório governamental.

Fabricantes de bombas ativos no Afeganistão podem ter desenvolvido a capacidade de produzir uma bomba desse tipo utilizando conhecimentos adquiridos na internet, segundo o jornal "The Daily Telegraph", que cita o relatório.

Acredita-se que alguns terroristas poderiam transportar um engenho nuclear de fabricação caseira pelo rio Tâmisa para fazê-lo explodir no centro de Londres, diz o jornal, segundo o qual, além da capital, há outras cidades vulneráveis, como Bristol, Liverpool, Glasgow, Newcastle e Belfast.

O Governo diz estar tão preocupado que vai criar um centro de comando para investigar os navios que despertem suspeitas.

As autoridades britânicas elevaram o nível de alerta terrorista em janeiro, depois do atentado fracassado contra um avião que voava de Amsterdã a Detroit (EUA), no dia de Natal de 2009. EFE jr/fm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.