reação desproporcional de Israel em Gaza - Mundo - iG" /

Governo brasileiro critica reação desproporcional de Israel em Gaza

RIO DE JANEIRO - O Governo brasileiro criticou hoje a reação desproporcional de Israel no bombardeio à Faixa de Gaza e os ataques do grupo palestino Hamas, e pediu às partes para cessarem as hostilidades e iniciarem um diálogo.

EFE |

"O Governo brasileiro acompanhou com apreensão a intensificação do lançamento de foguetes por milicianos do Hamas contra o sul de Israel e recebeu com grande preocupação a notícia do ataque aéreo israelense à faixa de Gaza na manhã deste sábado, que vitimou mais de 150 pessoas e causou ferimentos em outras 300", disse uma nota.

O comunicado, divulgado no site do Ministério das Relações Exteriores, acrescenta que o Governo lamenta que a violência na região afete principalmente a população civil e que prejudique os esforços por uma solução negociada e pacífica para o conflito israelense-palestino.

"O Governo brasileiro conclama as partes a se absterem de novos atos de violência e estende sua solidariedade aos familiares das vítimas dos bombardeios desta manhã", destaca a nota.

O Brasil também "reitera seu entendimento de que apenas a moderação e o diálogo construtivo poderão conferir ao processo de paz o impulso necessário para que avanços efetivos sejam alcançados, nos moldes do pactuado na Conferência de Annapolis", realizada nos Estados Unidos em dezembro de 2007.

As últimas informações indicam que o ataque do Exército israelense deixou mais de 200 mortos e 750 feridos em Gaza.

    Leia tudo sobre: faixa de gazagazagoverno brasileirogoverno lulaisrael

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG