Governo boliviano diz que não incitou ataque à casa de ex-vice-presidente

La Paz, 7 mar (EFE).- O Governo de Evo Morales rejeitou neste sábado ser o instigador do ataque à casa do ex-vice-presidente e dirigente opositor boliviano Víctor Hugo Cárdenas e anunciou que se averiguará e punirá os camponeses responsáveis pelas agressões.

EFE |

O vice-ministro de Regime Interior, Marcos Farfán, confirmou que camponeses, que moram perto do lago Titicaca, em estado de embriaguez entraram na casa de Cárdenas, quebraram alguns vidros e queimaram colchões para exigir que o imóvel passe para a propriedade da comunidade.

A Polícia resguarda a casa, mas os camponeses continuam no local e bloqueiam uma estrada para exigir que a casa se transforme em um asilo de idosos.

Entre os supostos líderes do grupo está o prefeito do município de Achacachi, Eugenio Rojas, um membro do grupo radical aimará "Ponchos Vermelhos", seguidor do presidente Evo Morales.

Farfán confirmou a presença de Rojas entre os camponeses e disse que será investigado pela Promotoria, como todos que participaram da ocupação para serem processados e punidos.

Cárdenas, que também é da etnia aimará e foi vice-presidente do país no primeiro Governo de Gonzalo Sánchez de Lozada (1993-1997), assegurou que sua casa foi atacada por um grupo de camponeses instigados pela Administração de Evo Morales.

A esposa de Cárdenas, Lidia Katari, em contato por telefone com a rede de televisão "PAT" confirmou que tanto ela como seus filhos e alguns sobrinhos foram obrigados a abandonar a casa pelo grupo, que os atacou com chutes e chicotadas.

Katari saiu de sua casa com ajuda dos jornalistas e está internada em uma clínica, segundo disseram meios de imprensa locais.

Farfán replicou que "é completamente falsa e temerária" a denúncia que o Executivo organizou o ataque em represália a Cárdenas porque este fez campanha contra a Constituição promovida por Morales no referendo de janeiro passado. EFE ja/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG