guerra civil - Mundo - iG" /

Governo boliviano acusa grupos opositores de buscar guerra civil

O governo da Bolívia acusou nesta quarta-feira grupos cívicos de direita da rica região de Santa Cruz de buscar um confronto com militares e policiais para desencadear uma espécie de guerra civil, após os distúrbios de terça-feira em quatro departamentos.

AFP |

"Não vamos responder como eles queriam, porque queriam (na cidade de Santa Cruz) um confronto, uma espécie de guerra civil", como parte de uma estratégia de "golpe de estado civil", afirmou em uma entrevista coletiva à imprensa o porta-voz de governo, Iván Canelas.

Grupos civis invadiram e saquearam na terça-feira pelo menos cinco edifícios públicos e atacaram dois meios de comunicação do governo.

Além de Santa Cruz, também foram registrados choques menores na cidade de Tarija (sul) e invasões de edifícios públicos na capital Sucre e de aeroportos domésticos na região amazônica de Beni (nordeste).

Os opositores rejeitam a nova Constituição de cunho estatizante e exigem do governo a devolução de 166 milhões de dólares às regiões que Morales usa para pagar uma bonificação para os idosos.

jac/dm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG