Governo basco vai à Corte dos DH por referendo de autodeterminação

O presidente do governo regional basco, Juan José Ibarretxe, anunciou nesta sexta-feira que apresentará um recurso na Corte européia dos direitos humanos (CEDH) contra a impugnação constitucional de um projeto de referendo de autodeterminação ditada pela justiça espanhola.

AFP |

O dirigente nacionalista fez este anúncio em Vitória (País basco, norte) depois do julgamento do Tribunal constitucional espanhol que considerou, na noite de quinta-feira, ilegal seu projeto de consultar os bascos em 25 de outubro sobre sua vontade de autodeterminação.

"Chegou o momento de recorrer às instâncias européias para defender nosso direito de sermos consultados para decidir nosso próprio futuro", declarou Ibarretxe, após uma reunião extraordinária do executivo autônomo basco.

O dirigente nacionalista convidou "todos os cidadãos e partidos políticos" bascos a apresentar recursos individuais na CEDH.

Indicou que seu executivo se encarregará da gestão desta "iniciativa cidadã" reunindo os recursos em 23 de setembro para apresentá-los à corte.

pho-pal/lm

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG