alerta perante possibilidade do ETA cometer atentados - Mundo - iG" /

Governo basco mantém alerta perante possibilidade do ETA cometer atentados

Bilbao (Espanha), 14 set (EFE).- O Governo regional basco mantém a alerta perante a possibilidade de que o grupo terrorista ETA cometa atentados.

EFE |

Em entrevista publicada hoje em vários jornais bascos, o conselheiro de Interior do Governo regional, Javier Balza, afirma que a ETA "tem todas as frentes abertas" e "não vai haver novidades de cessar-fogo".

O grupo pôs em junho de 2007 um fim ao cessar-fogo unilateral que tinha declarado em 22 de maio de 2006.

Balza diz que na ETA se desenvolveu um processo no qual houve "muita discussão", mas a organização terrorista decidiu continuar com a violência "por unanimidade".

O grupo terrorista, que reivindica um Estado basco independente e socialista, assassinou mais de 850 pessoas desde os anos 60.

Sobre como incidiria no terrorismo a hipotética realização no País Basco da consulta aprovada pelo Parlamento basco e cancelada pelo Tribunal Constitucional (TC), Balza opina que "não faria desaparecer" a violência, embora "minaria sua base social".

O Tribunal Constitucional espanhol decidiu na quinta-feira passada por unanimidade a inconstitucionalidade da Lei de Consulta aprovada pelo Parlamento basco para convocar um referendo no próximo dia 25 de outubro sobre as relações futuras com a Espanha.

A medida foi recorrida pelo Governo espanhol e pelo Partido Popular (PP), o principal da oposição, que consideraram que não estava contemplada na Constituição, que reserva a prerrogativa de convocar referendos ao Executivo central.

O presidente regional basco, Juan José Ibarretxe, acatou a sentença do TC, mas anunciou na sexta-feira passada que denunciará à Espanha perante o Tribunal Europeu de Direitos humanos. EFE if/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG