Governo aprova R$ 141 milhões para prevenir gripe

Brasília, 4 mai (EFE).- O Governo aprovou hoje uma verba de R$ 141 milhões para intensificar as ações de prevenção ao contágio do vírus AH1N1, causador da gripe suína, informou o Ministério da Saúde.

EFE |

Os recursos foram solicitados pelo ministério e aprovados em reunião do Grupo Executivo Interministerial (GEI).

O secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, explicou que o Ministério do Planejamento será o responsável por tramitar a liberação dos recursos, que serão usados basicamente para ampliar o atendimento sanitário, instalar salas de acompanhamento da situação nos portos e "reforçar as ações de publicidade no país".

No Brasil, há 25 casos de pessoas com sintomas de gripe suína, e outros 36 pacientes em "observação" pelas autoridades médicas, mas nenhuma ocorrência da doença foi confirmada, segundo o último balanço do Ministério da Saúde.

Penna explicou que todos os voos internacionais, independente da origem, são inspecionados pelas autoridades e que os passageiros recebem orientações sobre os sintomas da doença antes de deixar as aeronaves.

Fazem parte do GEI representantes da Presidência da República - Casa Civil e Gabinete de Segurança Institucional - e os ministérios de Saúde, Relações Exteriores, Defesa, Justiça, Fazenda, Planejamento, Agricultura e de Integração Nacional, além de várias agências públicas.

Por precaução, o hospital Barra D'Or, do Rio de Janeiro, notificou hoje a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) da morte por septicemia de uma mulher de 50 anos que estava internada desde domingo com sintomas parecidos com os da gripe, mas que não figurava entre os casos suspeitos da doença.

Ela tinha sido internada no centro médico com dor de cabeça, febre e vômito pouco após chegar de uma viagem aos Estados Unidos.

EFE joc/db

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG