Governo apresenta renúncia a nova presidente da Lituânia

Vilnius, 12 jul (EFE).- O primeiro-ministro da Lituânia, Andrius Kubilius, apresentou hoje a renúncia de seu Governo de coalizão perante a nova presidente deste país báltico, Dalia Grybauskaite, como estabelece a Constituição.

EFE |

A chefe de Estado, que tomou posse hoje, assinou um decreto pelo qual encomendou ao Governo de Kubilius que continue em funções até a formação do novo gabinete de ministros.

Grybauskaite - de 53 anos, ex-titular de Finanças e ex-comissária de Programação Financeira e Orçamento da União Europeia - expressou sua disposição em manter Kubilius como chefe do Governo, mas exigiu a substituição de vários ministros.

Os partidos que, em novembro do ano passado, formaram a atual coalizão governante proclamaram hoje uma política de continuidade de sua aliança e expressaram sua vontade de trabalhar com a presidente e formar o novo gabinete.

Em seu primeiro discurso, Grybauskaite disse que centrará sua gestão em fazer frente à crise global e em realizar uma equilibrada política externa, para fortalecer a situação do país na União Europeia e melhorar as relações com a Rússia. EFE va-si/an

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG