Governo anuncia indenização para quem perdeu bens em incêndios na Grécia

ATENAS - O governo da Grécia informou nesta terça-feira que indenizará aqueles que perderam seus bens nos incêndios florestais dos últimos quatro dias, que destruíram 30.000 hectares de vegetação.

Redação com agências internacionais |

A decisão foi comunicada após uma reunião do gabinete de ministros, realizada no dia em que os bombeiros conseguiram conter as chamas .

O ministro grego de Obras Públicas, Giorgos Suflias, anunciou indenizações para a reconstrução de propriedades queimadas ou danificadas. Estes imóveis, segundo uma primeira apuração, chegariam a 150 no nordeste de Atenas.

Suflias também comunicou a criação de barreiras contra incêndios e obras para evitar inundações. Ainda segundo o ministro, as áreas queimadas serão vigiadas por satélite para evitar que nelas sejam construídos imóveis.

Nesta terça-feira, a prefeitura de Atenas começou a contabilizar os danos materiais em 15 localidades afetadas pelos incêndios. Já no final da semana, serão tabuladas as perdas sofridas pelos criadores de gado que ficaram sem rebanhos ou sem alimento para seus animais.

Apesar da avalanche de críticas que o governo recebeu por não prever nem ter uma a estratégia de combate aos incêndios, o ministro de Obras Públicas descartou a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Após os incêndios de agosto de 2007, que causaram 65 mortes e destruíram 180.000 hectares de floresta, o governo se viu obrigado a antecipar as eleições. Mas, depois de anunciar indenizações a 6.000 desabrigados pelo fogo, acabou garantindo a vitória, ainda que por uma pequena margem de votos.

Ajuda internacional

Após um pedido de ajuda à comunidade internacional, a Grécia começou a receber ajuda aérea da Itália, França e Chipre. Áustria, Espanha e Turquia também prometeram auxílio.

A Proteção Civil da Grécia também solicitou ajuda ao serviço europeu SAFER de resposta às emergências e catástrofes naturais. Este serviço, que entrou em funcionamento no início do ano, fornece mapas elaborados a partir de imagens de satélites para mostrar a evolução do cenário e calcular os danos.

AP

Fogo é visto nas montanhas de Kitheronas, a 70 km de Atenas

Leia mais sobre: incêndios na Grécia

    Leia tudo sobre: gréciaincêndio

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG