Washington, 19 ago (EFE).- O Governo dos Estados Unidos planeja transferir ao exterior seis prisioneiros de Guantánamo provavelmente este fim de semana, informou hoje o jornal The Miami Herald.

O jornal, que citou fontes não identificadas, informou que o Governo do presidente Barack Obama explicou sua decisão ao Congresso e que os países que receberão esses prisioneiros serão Afeganistão, Irlanda, Portugal e um quarto ainda não determinado.

Uma fonte do Departamento de Justiça que rejeitou fornecer outros detalhes destacou que entre os detidos que serão transferidos há vários cuja libertação tinha sido ordenada pelos tribunais.

Um dos detidos é Mohammed Jawad, um afegão de 47 anos que será enviado ao país após ficar determinado que não havia provas suficientes de que foi o responsável por lançar uma granada cuja explosão feriu dois soldados americanos em Cabul, em 2002.

Após a transferência desses seis prisioneiros, Guantánamo abrigará outros 223 confinados cujo destino final será determinado nos próximos meses, disseram as fontes citadas pelo jornal. EFE ojl/db

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.