pesar por morte de soldados afegãos - Mundo - iG" /

Governo alemão transmite a Karzai pesar por morte de soldados afegãos

Berlim, 4 abr (EFE).- O Governo alemão manifestou ao presidente afegão, Hamid Karzai, seu pesar pela morte de cinco soldados por parte das forças do Exército federal, incidente que o ministro da Defesa, Theodor zu Guttenberg, qualificou de inevitável em uma guerra.

EFE |

Segundo informou um porta-voz governamental, a chanceler, Angela Merkel, falou ontem à noite por telefone com Karzai para transmitir-lhe a dor pela morte dos soldados afegãos, que foram abatidos por engano por um tanque alemão.

O fato aconteceu na sexta-feira à tarde, horas após um combate entre soldados alemães e insurgentes talibãs, em cujo transcurso morreram três militares do Bundeswehr (Exército) e outros oito ficaram feridos.

O segundo incidente aconteceu quando um grupo de soldados alemães se dirigia da base de Kunduz para a zona onde havia combates, a fim de reforçar suas tropas.

Segundo informou o comando central das tropas alemãs no Afeganistão, com sede em Potsdam (junto a Berlim), este novo incidente aconteceu quando os afegãos, que circulavam em veículos civis, se negaram a parar perante um grupo de soldados alemães.

O governador da província de Kunduz, Mohammed Omar, assegurou que os militares tinham se mobilizado para ajudar os soldados alemães em combate.

O Exército federal e a Otan anunciaram que averiguarão a fundo o incidente com os soldados afegãos. EFE ih/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG