O governo alemão quer que a Polícia possa instalar câmaras secretas nos setores de supostos terroristas, informou nesta sexta-feira o jornal alemão Sueddeutsche Zeitung citando documentos internos.

Segundo algumas propostas feitas recentemente pelos ministérios do Interior e da Justiça alemães, a Polícia poderá instalar pequenas câmaras secretas além de dispositivos de escuta durante um mês, indicou o periódico.

O projeto de ambos os ministérios também inclui a possibilidade de a Polícia acessar os computadores dos suspeitos e investigar os conteúdos dos discos rígidos.

O Sueddeutsche Zeitung ressaltou também que o governo alemão quer eliminar as atuais restrições sobre os dispositivos de vigilância de suspeitos que obrigam a Polícia a apagar o sistema quando falam de assuntos pessoais.

Vários grupos de defesa das liberdades civis criticaram o que classificam de crescente estado policial, em um país especialmente sensível a estes métodos, utilizados no passado pelos regimes nazista e comunista.

stu/dm

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.