Governo afirma que furacões deixaram pelo menos 326 mortos no Haiti

Os quatro furacões que devastaram o Haiti nas últimas semanas deixaram pelo menos 326 mortos e 50 desaparecidos em todo o país, segundo um balanço publicado nesta quinta-feira pelo governo haitiano.

AFP |

A passagem sucessiva, em apenas um mês, de Fay, Gustav, Hanna e Ike "é a pior catástrofe que abalou o país nos últimos anos", declarou o ministro do Interior, Paul-Antoine Bien-Aimé, durante uma entrevista coletiva ao lado da primeira-ministra, Michèle Pierre-Louis.

Segundo o balanço divulgado nesta quinta-feira, os quatro furacões deixaram 326 mortos, 50 desaparecidos e 190 feridos, e afetaram diretamente 170.000 famílias.

Mais de 10.000 casas foram destruídas, assim como estradas e pontes, segundo o governo.

Pierre-Louis informou que o governo decretou nesta quinta-feira um estado de emergência de 15 dias no país, depois de uma lei votada rapidamente pelo Parlamento.

"O governo haitiano está satisfeito com o envio de ajuda internacional e com a resposta da comunidade internacional ao apelo" lançado pelas autoridades do Haiti, mas ainda pretende pedir uma "ajuda financeira" aos países doadores, declarou a primeira-ministra.

As autoridades haitianas já liberaram uma verba de cerca de sete milhões de dólares para ajudar as vítimas dos furacões.

As Nações Unidas lançaram um apelo à comunidade internacional para arrecadar mais de 100 milhões de dólares para o Haiti.

Nesta quinta-feira, a agência da ONU para a Alimentação e a Agricultura (FAO) lançou um "apelo urgente" para o Haiti, que precisa de 10,5 milhões de dólares para relançar sua produção agrícola.

Muitos países, entre eles os Estados Unidos, a França, o Canadá, a Vernezuela e a Espanha, anunciaram o envio de ajuda ao Haiti.

O Escritório de coordenação dos assuntos humanitários da ONU (OCHA) considerou quarta-feira que pelo menos 800.000 pessoas precisam de uma ajuda humanitária de emergência no Haiti.

cre/yw/LR

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG