Governadores regionais autonomistas endurecem ainda mais contra Morales

La Paz, 10 ago (EFE).- Os governadores regionais autonomistas de Santa Cruz, Beni, Pando e Tarija, que foram ratificados em suas regiões, endureceram ainda mais contra o presidente, Evo Morales, a quem insultaram e advertiram que não imporá uma nova constituição.

EFE |

Após ter sido ratificado com um amplo apoio segundo as pesquisas dos meios de comunicação, o governador regional de Santa Cruz, Rubén Costas, dirigiu a seus seguidores um duro discurso contra Morales, a quem chamou de "ditador" e "macaco".

"A liberdade derrotou o totalitarismo", disse Costas judiciais e anunciou que continuará aprofundando o projeto autônomo para sua região "onde possa viver sem o chicote do fundamentalismo aimará".

"Advertimos os corruptos e os soberbos governantes que não tentem impor seu ilegal e racista projeto de constituição porque então sim terão entrado em um beco sem saída", acrescentou.

O duro discurso de Costas foi pronunciado no meio de gritos de seus seguidores que pediam "independência" e chamavam o presidente Morales de "assassino".

Mario Cossío, governador regional da rica região em gás de Tarija, sustentou que a partir de amanhã iniciará o estatuto de autonomia que foi votado em junho passado, mas que o Governo considera "ilegal e separatista".

Cossío anunciou que imediatamente convocará eleições para formar "um Parlamento" departamental que legisle a autonomia regional que pretende aplicar.

O governador de Beni, Ernesto Suárez, disse que a votação que o ratificou este domingo em seu cargo é uma derrota para o "império dos cheque-Chávez", em alusão à ajuda que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, dá a Morales para seus projetos.

Seu colega de Pando, Leopoldo Fernández, destacou que o resultado a seu favor representa "a ratificação do povo em sua vontade de se transformar em uma região autônoma", mas, além disso, uma decisão de lutar por recuperar a renda petrolífera de que o Executivo diminuiu para a região. EFE ja-lav/ma

    Leia tudo sobre: iG

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG